O termo Big Data pode ser definido de diferentes formas, entretanto, há uma comumente aceita (e pioneira) dada pela Gartner que pode ser traduzida em:
"...ativos de informações de alto volume, alta velocidade e/ou alta variedade que exigem formas inovadoras e econômicas de processamento de informações que permitem uma visão aprimorada, tomada de decisões e automação de processos."
https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/big-data
Partindo desta definição somos capazes de identificar três Vs: Volume, Velocidade e Variedade.
Três Vs
Volume
Volume talvez seja o "V" mais lembrado e sua presença aqui é facilmente justificada: a quantidade de dados sendo produzidos, e seus tamanhos, vêm crescendo de forma significativa. Big data tem o papel então de nos possibilitar o uso desta gigantesca massa.
Velocidade
Trata-se não somente da velocidade com que estes dados vêm sendo gerados (mensagens em redes sociais, transações de cartões de crédito), mas também de seu ritmo não necessariamente constante e a urgente necessidade de receber e manipulá-los em momentos de pico.
Variedade
Com a infinidade de dispositivos capazes de produzir e coletar informações, atentos também às diferentes formas de comunicação humana (texto, áudio, imagem), arquivos considerados relevantes á uma organização econtram-se cada vez mais em diferentes formatos e extensões, estruturados ou não.
Big Data além dos três Vs
Note que a definição apresentada também é composta por termos como "formas inovadoras e econômicas de processamento", "visão aprimorada e tomada de decisões" e "automação de processos". Sendo assim, éintrínseca a este universo a busca por soluções que o possibilitem e o viabilizem ($$) , além de estudos que identifiquem oportunidades e façam uso de big data inteligentemente para cada cenário organizacional.
Big Data é para mim?
Organizações de todo e qualquer porte, considerando também a semente plantada por Business Intelligence (BI), vêm adquirindo consciência de que maior eficiência e qualidade no armazenamento, tratamento e análise de seus dados está deixando de ser um diferencial competitivo a seus concorrentes para se tornar uma estrutura vital para um bom posicionamento em seus respectivos mercados, em outras palavras (mais sucintas e honestas): uma questão sobrevivência.
Quanto a profissionais buscando oportunidades, a presença cada vez maior de tecnologias que tangem este assunto em empresas de diferentes ramos levará, desta forma, a uma demanda igualmente crescente por pessoas qualificadas capazes de implantar e manusear esses ambientes.